Estudo de Caracterização do Ensino Doméstico em Portugal

Relembramos que a ANPED está a desenvolver um Estudo de Caracterização do Ensino Doméstico em Portugal, do qual faz parte este inquérito aberto a todas as famílias que praticam esta modalidade de ensino no nosso país, sejam famílias nacionais ou estrangeiras, cuja resposta é completamente anónima.
O dito inquérito deve ser preenchido apenas uma vez por agregado familiar até dia 22 de Abril (Domingo).

Mais informações disponíveis aqui.

Abertura das matrículas para o ano letivo 2018/2019

A ANPED informa que foi  publicado ontem, dia 12 de Abril, o Despacho Normativo 6/2018 que estabelece os procedimentos de matrícula e sua renovação para o ano letivo 2018/2019.

Segundo o definido no Artigo 6º desse Despacho Normativo, o período para matrícula das crianças no 1º ano do 1º ciclo estende-se de 15 de Abril a 15 de Junho.

Temos disponível, na página Perguntas Frequentes/FAQs, explicação de como se processa a matrícula. Contudo, com a saída deste novo Despacho Normativo, essa explicação necessita de revisão.
Contamos ter a resposta revista brevemente.

A Equipa da ANPED

Estudo de Caracterização do Ensino Doméstico em Portugal

A ANPED está a desenvolver um Estudo de Caracterização do Ensino Doméstico em Portugal, do qual faz parte este inquérito aberto a todas as famílias que praticam esta modalidade de ensino no nosso país, sejam famílias nacionais ou estrangeiras.

Esse estudo visa recolher dados e opiniões para caracterizar a realidade do Ensino Doméstico praticado no nosso país, bem como as dificuldades, preocupações e desejos das famílias que optam por esta modalidade de ensino.

A resposta ao inquérito é completamente anónima e este deve ser preenchido apenas uma vez por agregado familiar até dia 22 de Abril.

A ANPED compromete-se a respeitar a confidencialidade dos dados preenchidos, que não serão partilhados com qualquer outra instituição ou pessoa alheias à ANPED.

Apenas a metodologia aplicada na análise dos dados e o relatório com as conclusões que daí advenham serão partilhados com os associados e tornados públicos, nomeadamente através de publicação no site, redes sociais e newsletter da ANPED, dando a conhecer a realidade do Ensino Doméstico em Portugal à sociedade em geral (tutela, meios de comunicação social, etc.).

Agradecemos divulgação do inquérito, que pode ser encontrado aqui.

AVISO: Inscrição Provas 2017/2018

Informamos que foi publicado no dia 14 de Fevereiro o Despacho Normativo n° 4-A/2018 que aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.

De notar que o período de inscrição dos alunos autopropostos, em que se incluem os alunos em Ensino Doméstico, é de 16 de Fevereiro (hoje, 6a feira) até 01 de Março (5a feira), ou seja, de 10 dias úteis.

Para mais informações, aconselhamos a leitura atenta do dito despacho em https://dre.pt/application/file/a/114698621

A Equipa da ANPED

Calendário escolar ano 2017/2018

 

Já estão definidas as datas para a realização das provas de equivalência à frequência:

Calendário das provas de equivalência à frequência do ensino básico – ano 2017/2018:
Realização das provas – 1ª fase:
  • 1º ciclo: 28 de junho a 6 de julho.
  • 2º ciclo: 21 de junho a 3 de julho.
  • 3º ciclo: 18 a 29 de junho.
Afixação de pautas – 1ª fase:
  • todos os ciclos: 13 de julho.
Realização das provas – 2ª fase:
  • todos os ciclos: 19 a 26 de julho.
Afixação de pautas – 2ª fase:
  • 1º e 2º ciclo: 1 de agosto.
  • 3º ciclo: 4 de agosto.

Consulte as datas relativas ao ano escolar 2017/2018 aqui:

Despacho n.o 5458-A/2017

 

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar